Sistema de Automação Industrial: O que é?

Automação industrial é a aplicação de tecnologias de software, hardware e equipamentos específicos em processos produtivos. Ela tem como principal objetivo implementar projetos que sejam capazes de aumentar a autonomia dos processos de produção, reduzindo ao máximo o nível de esforço humano na cadeia de valor.

Como surgiram os Sistemas de Automação?
Os primeiros sistemas foram idealizados no fim do século XIX, quando o mundo ainda estava vivendo a revolução industrial. Nesta época, as tarefas manuais passaram a ser realizadas por maquinários adaptados, que tinham como principal objetivo aumentar a eficiência produtiva dos processos. Mais tarde, as peças que eram utilizadas na época, foram substituídas por dispositivos que operavam por meio de relés e contatores, o que possibilitava uma automação mais complexa e sofisticada nas linhas de montagem.

Com a chegada da década de 70, os primeiros computadores comerciais foram implementados. Eles tinham como função principal, controlar grandes sistemas de automação, porém, devido a dificuldade de programação e os altos custos para a realização de manutenção, Eles foram substituídos pelo Controlador Lógico Programável, que era uma máquina muito mais avançada e projetada especialmente para processos industriais.

Em 1990, a tecnologia já havia sofrido uma grande evolução, sendo o suficiente para conceber circuitos e computadores com alta capacidade de processamento. Com isso, os sistemas se tornaram mais eficientes, velozes e confiáveis, o que possibilitou a produção em maior escala e com maior redução de custos.

Quais os benefícios da automação industrial?
Um dos principais benefícios de implantar sistemas de automação industrial, é o fato de ele ser mais viável economicamente. Os sistemas proporcionam mais excelência qualitativa nos processos, uma vez que as máquinas são projetadas para conduzi-los de forma que não ocorram falhas. Outro fator a ser considerado, é que os recursos energéticos e de matérias-primas podem ser melhores aproveitados, considerando que a automação permite trabalhar com foco em refugo zero.

É incontestável que ao implementar sistemas automatizados, isso os torna mais flexíveis referente à capacidade de produção e a possibilidade de mudanças nos parâmetros fabris, o que garante maior viabilidade de operações complexas, insalubres ou periculosas que JAMAIS poderiam ser realizadas de forma manual.

Implantar sistemas de automação industrial em seus processos, podem trazer diferentes benefícios para o seu negócio. É preciso encontrar uma empresa de confiança e que atenda todas as necessidades encontradas na sua empresa, para que a eficiência dessa automação seja máxima. Conheça os produtos e serviços oferecidos pela RN Robotics. Estamos presentes no mercado a muitos anos, transformando a forma de nossos clientes realizarem seus serviços. Mude você também.

Siga-nos!

Assine nossa newsletter


Copyright 2020 Rn Robotics. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: JobsX