Robótica eleva produtividade em pequenas e médias empresas diante de cenário desafiador

O cenário de baixo crescimento e juros elevados vai impor grandes desafios para pequenos e médios negócios em 2022. Diante das perspectivas para a economia brasileira, ficará mais difícil para empresas do segmento ter ganhos de produtividade, apesar de esta ser uma necessidade cada vez maior para avançar no mercado.

Nesse contexto, a robótica pode ser o caminho para enfrentar as dificuldades do momento. Um programa-piloto executado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) revelou que as tecnologias digitais da indústria 4.0, que têm como base a automação, incluindo o uso de robôs, permitem aumentar em 22%, em média, a produtividade de micro, pequenas e médias empresas.

Globalmente, a adoção da robótica ainda é tímida no segmento, mas está no radar das empresas nos próximos anos. A Pesquisa de Automação ABB Robotics 2021 mostrou que apenas 36% dos pequenos negócios, com menos de 25 funcionários, adotam robôs em suas atividades; por outro lado, 60% informaram que devem introduzir ou aumentar o uso atual de robótica nos próximos 10 anos. Entre as médias, de 25 a 250 funcionários, o índice daqueles que já utilizam robótica dobra, para 71%. Mesmo assim, 92% dizem que provavelmente introduzirão ou elevarão seu uso atual de robótica na próxima década.

Rodrigo Bueno, diretor da ABB Robótica no Brasil, afirma que as PMEs poderão alcançar o objetivo de ampliar o uso da robótica porque essa tecnologia está mais acessível.

“Diferentemente do que pensam muitos empreendedores, a robótica, que pode ajudar a aumentar a produtividade, não está restrita a grandes empresas. Além da venda, a indústria de automação vem oferecendo outros modelos de negócios para que a tecnologia seja acessível a empresas de todos os portes. São os casos do leasing e aluguel de células robóticas, que permitem destinar valores menores mensalmente. O volume de negócios relacionado a essas modalidades tem aumentado cada vez mais desde 2019, que vêm se tornando parte importante do faturamento da robótica da ABB”, afirma Bueno.

Assine nossa newsletter


Copyright 2020 Rn Robotics. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: JobsX