NÚMERO DE ROBÔS EM OPERAÇÃO NAS FÁBRICAS NO MUNDO TRIPLICA EM DEZ ANOS

A instalação das novas máquinas industriais está concentrada em poucos países. O Brasil representa menos de 0,5% do mercado global

 

O mundo caminha para bater a marca de 3,5 milhões de robôs em operação nas fábricas, segundo dados preliminares da Federação Internacional de Robótica (IFR, na sigla em inglês). Esse número representa o triplo do registrado há dez anos.

Número de robôs industriais no mundo

 

A pandemia da covid-19 evitou um avanço maior na utilização de robôs industriais nos últimos dois anos. Ainda assim, a previsão é que 435 mil robôs tenham sido instalados ao redor do mundo no ano passado. As projeções indicam que, em 2024, pela primeira vez, será atingida a marca de meio milhão de novos robôs industriais em operação.

Instalação anual de robôs industriais

 

O uso de robôs industriais está concentrado em poucos países. De longe, a China é o principal mercado. Em 2020, segundo os dados mais recentes disponíveis, o país asiático respondeu sozinho por 44% dos novos robôs industriais que entraram em operação no mundo. Os cinco principais mercados para robôs industriais (China, Japão, Estados Unidos, Coreia do Sul e Alemanha) representaram 76% das instalações de robôs industriais naquele ano. No Brasil, foram instalados 1.595 robôs no ano, ou menos de 0,5% do mercado global.

Os principais mercados de robôs industriais

 

O ano de 2020 marcou um momento histórico na história da robótica. Pela primeira vez, o setor automotivo perdeu a posição de maior cliente de robôs industriais, com cerca de 80 mil novos robôs instalados, quase 30 mil unidades a menos do que a indústria de eletroeletrônicos. A indústria automotiva era o cliente mais importante de robôs industriais desde que a primeira unidade vendida comercialmente foi instalada na fábrica da General Motors em Nova Jersey, em 1961. A produção global de automóveis está em queda desde 2018 — situação que persistiu no ano passado, em consequência da falta de chips no mercado mundial.

Os principais setores de atuação dos robôs industriais

Assine nossa newsletter


Copyright 2020 Rn Robotics. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: JobsX