Estudo mostra o Japão como maior fabricante de robôs industriais.

O Japão é o principal fabricante de robôs industriais do mundo, fornecendo 45% da oferta global. Nos últimos anos, os fornecedores de robôs do país aumentaram consideravelmente sua capacidade de produção: sua taxa de exportação subiu para 78% em 2020, quando 136.069 robôs industriais foram enviados. Estes são os resultados publicados pela Federação Internacional de Robótica (IFR), divulgado na Exposição Internacional de Robôs (iREX) em Tóquio, de 9 a 12 de março de 2022.

“As exportações de robôs industriais japoneses tiveram, em média, uma taxa de crescimento anual composta de 6% nos últimos cinco anos”, diz Milton Guerry, presidente da Federação Internacional de Robótica (IFR). “Ao mesmo tempo, as importações de robôs sempre foram extremamente baixas. Em 2020, apenas 2% das instalações japonesas tinham robôs importados. O mercado doméstico de robôs japoneses é o segundo maior do mundo, depois da China”, informa.

Segundo o levantamento, 36% das exportações japonesas de robótica e tecnologia de automação foram destinadas à China. Como outros fornecedores internacionais de robôs, os fabricantes japoneses também atendem o mercado chinês diretamente de suas fábricas na China. Essas fábricas no maior mercado mundial de robôs industriais provaram ser uma grande vantagem em 2020, quando as cadeias de suprimentos internacionais foram interrompidas devido à pandemia de Covid-19. Os fornecedores japoneses puderam se beneficiar de forma abrangente do boom chinês pós-crise que começou no segundo trimestre de 2020 e ganhou impulso no segundo semestre do ano.

 

Com uma participação de mercado de 22%, os Estados Unidos são o outro principal mercado para as exportações japonesas de robótica e tecnologia de automação. Espera-se que ambos os países – EUA e China – se recuperem ainda mais da pandemia de Covid-19. Junto com o mercado interno, os principais destinos de exportação garantirão a demanda pela robótica japonesa.

“A exposição iREX deste ano em Tóquio se concentrará em caminhos para uma sociedade mais amigável, interligada por robôs. A iREX mostrará como os robôs estão moldando cada vez mais nossas vidas diárias”, diz Susanne Bieller, secretária-geral da Federação Internacional de Robótica.

 

Site

ifr.org

Assine nossa newsletter


Copyright 2020 Rn Robotics. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: JobsX